A comunidade do Jardim Paraíso começou a se organizar com a presença do seminarista Miguel Patzyk, por volta de 1968. Ele percorria a comunidade de bicicleta e, vendo a necessidade de melhorias no bairro, empenhou-se junto à Prefeitura de Curitiba. Na divisa da comunidade com o município de Colombo, existia um moinho, propriedade de Dona Verônica Kulik, onde eram realizados bailes. Alguns desses bailes foram promovidos para arrecadar fundos para formar uma associação de moradores e construir sua sede. Por volta de 1971, a associação conseguiu da Prefeitura o terreno onde hoje está a Capela, e teve início a construção da sede. Neste espaço, havia aulas durante o dia e bailes nos finais de semana.
A primeira Missa foi celebrada em meados de 1971, por Dom Jerônimo Mazarotto, Bispo auxiliar de Curitiba, no espaço da associação de moradores. O Pe. Bronislau Koslowski, Pároco, celebrou no dia 10 de dezembro de 1971 na área da Escola Municipal Jardim Paraíso (hoje, Escola Municipal Augusto Cezar Sandino). A partir daí e com a licença da Prefeitura, continuou a celebrar, na mesma escola, nos sábados ou domingos
Em abril 1973, a associação de moradores se desfez e sua sede foi transformada em Capela. Em 1975, realizaram-se as Missões Populares redentoristas. Foram celebrados 26 casamentos, sendo Dona Vilma Paz dos Santos responsável por reunir os casais. Aos 30 de janeiro de 1976 foi escriturada a segunda área adquirida, de 472,68m². Em 1977, o Sr. Lauro de Souza, antigo morador e devoto de São Vicente de Paulo, doou para a comunidade a imagem do Santo. São Vicente foi instituído padroeiro da comunidade e acolhido com uma grande carreata pelas ruas e aclamado com muita alegria, cânticos, orações e queima de fogos.
Em 1978, durante a Campanha da Fraternidade com o tema “Trabalho e Justiça para Todos”, Carlito inicia a primeira equipe de cânticos da comunidade. A primeira festa foi realizada no ano de 1979. E em 1980 foram concluídas as obras de ampliação da antiga capela. Aos 14 de abril de 1982 foi finalmente escriturada a primeira área de 522m², como doação da Associação dos Amigos do Bairro Jardim do Paraíso.
Em 16 de julho de 1983, realizou-se o primeiro casamento na Capela: o matrimônio de Cícero Santos Junior e Isabel Lessak foi celebrado pelo Padre Felix Stefanovicz. Em 1985, começaram as obras para a construção do salão, as quais se estenderam até 1988. A Comissão responsável pela Capela na gestão 1993-1995 decidiu construir uma nova capela. Com a ajuda do pároco, Pe. Piercarlo Beltrando, em 1995, a comunidade deu entrada junto à Mitra da Arquidiocese de Curitiba, do projeto de construção da nova capela e salão.
A documentação deste projeto só foi liberada em 1998. No dia 2 de fevereiro do mesmo ano, foi inaugurada a pedra fundamental das obras para a construção da nova capela. A celebração da missa foi presidida pelo Padre José Moreira. A construção da nova Capela e do salão aconteceu em regime de mutirão. Em junho de 2000 decidiu-se pela demolição da antiga capela, sendo levado o altar de madeira para o salão, onde passaram a acontecer as celebrações.
Nos meses de outubro e novembro de 2000, a comunidade realiza as Santas Missões Populares, com o trabalho de muitos leigos e do Padre Leocádio Zytkowski. No dia 30 de setembro de 2001 realizou-se a festa do Padroeiro São Vicente e a bênção de inauguração do novo templo, pelo Padre Gilson Camargo. A partir daí, começaram as obras para ampliação do salão, que se estenderam até março de 2008.
A partir de 2015, a comunidade começou a levantar, sobre o salão, as salas de catequese.
Missas todo sábado às 19h30.
Intenções e agradecimentos poderá chegar antes e solicitar na entrada da igreja.
A catequese é realizada nas salas da comunidade todo sábado pela manhã.
Fique por dentro das atividades da catequese em nossa comunidade como missas, formações para os catequisandos entre outros assuntos com a Coordenação da catequese.
Gostaria de alguma informação da comunidade ou deseja fazer parte de nossas pastorais entre em contato conosco, sua participação será bem vinda. Ajude-nos na missão de Evangelizar!