Comunidade São Vicente de Paulo

FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM NOSSA COMUNIDADE

Comunidade São Vicente de Paulo - Jardim Aliança

A comunidade do Jardim Paraíso começou a se organizar com a presença do seminarista Miguel Patzyk, por volta de 1968. Ele percorria a comunidade de bicicleta e, vendo a necessidade de melhorias no bairro, empenhou-se junto à Prefeitura de Curitiba. Na divisa da comunidade com o município de Colombo, existia um moinho, propriedade de Dona Verônica Kulik, onde eram realizados bailes. Alguns desses bailes foram promovidos para arrecadar fundos para formar uma associação de moradores e construir sua sede. Por volta de 1971, a associação conseguiu da Prefeitura o terreno onde hoje está a Capela, e teve início a construção da sede. Neste espaço, havia aulas durante o dia e bailes nos finais de semana.

A primeira Missa foi celebrada em meados de 1971, por Dom Jerônimo Mazarotto, Bispo auxiliar de Curitiba, no espaço da associação de moradores. O Pe. Bronislau Koslowski, Pároco, celebrou no dia 10 de dezembro de 1971 na área da Escola Municipal Jardim Paraíso (hoje, Escola Municipal Augusto Cezar Sandino). A partir daí e com a licença da Prefeitura, continuou a celebrar, na mesma escola, nos sábados ou domingos

Em abril 1973, a associação de moradores se desfez e sua sede foi transformada em Capela. Em 1975, realizaram-se as Missões Populares redentoristas. Foram celebrados 26 casamentos, sendo Dona Vilma Paz dos Santos responsável por reunir os casais. Aos 30 de janeiro de 1976 foi escriturada a segunda área adquirida, de 472,68m². Em 1977, o Sr. Lauro de Souza, antigo morador e devoto de São Vicente de Paulo, doou para a comunidade a imagem do Santo. São Vicente foi instituído padroeiro da comunidade e acolhido com uma grande carreata pelas ruas e aclamado com muita alegria, cânticos, orações e queima de fogos.

Em 1978, durante a Campanha da Fraternidade com o tema “Trabalho e Justiça para Todos”, Carlito inicia a primeira equipe de cânticos da comunidade. A primeira festa foi realizada no ano de 1979. E em 1980 foram concluídas as obras de ampliação da antiga capela. Aos 14 de abril de 1982 foi finalmente escriturada a primeira área de 522m², como doação da Associação dos Amigos do Bairro Jardim do Paraíso.

Em 16 de julho de 1983, realizou-se o primeiro casamento na Capela: o matrimônio de Cícero Santos Junior e Isabel Lessak foi celebrado pelo Padre Felix Stefanovicz. Em 1985, começaram as obras para a construção do salão, as quais se estenderam até 1988. A Comissão responsável pela Capela na gestão 1993-1995 decidiu construir uma nova capela. Com a ajuda do pároco, Pe. Piercarlo Beltrando, em 1995, a comunidade deu entrada junto à Mitra da Arquidiocese de Curitiba, do projeto de construção da nova capela e salão.

A documentação deste projeto só foi liberada em 1998. No dia 2 de fevereiro do mesmo ano, foi inaugurada a pedra fundamental das obras para a construção da nova capela. A celebração da missa foi presidida pelo Padre José Moreira. A construção da nova Capela e do salão aconteceu em regime de mutirão. Em junho de 2000 decidiu-se pela demolição da antiga capela, sendo levado o altar de madeira para o salão, onde passaram a acontecer as celebrações.

Nos meses de outubro e novembro de 2000, a comunidade realiza as Santas Missões Populares, com o trabalho de muitos leigos e do Padre Leocádio Zytkowski. No dia 30 de setembro de 2001 realizou-se a festa do Padroeiro São Vicente e a bênção de inauguração do novo templo, pelo Padre Gilson Camargo. A partir daí, começaram as obras para ampliação do salão, que se estenderam até março de 2008.

A partir de 2015, a comunidade começou a levantar, sobre o salão, as salas de catequese.

Horários da Comunidade

Entre em contato

Gostaria de alguma informação da comunidade ou deseja fazer parte de nossas pastorais entre em contato conosco, sua participação será bem vinda. Ajude-nos na missão de Evangelizar!

Envie sua mensagem